segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vou pedindo licença

para dizer que assino embaixo tudo o que a Neide Rigo escreve sobre alimentaçãoem seu Blog e suas andanças. Não como sucrilhos com frequencia, "ele não enche barriga", e porque acredito que se você come algo e fica com mais fome, é porque tem muito açúcar ou é mesmo vazio de nutrientes.
Infelizmente é verdade, hoje todos saem de casa correndo, tomam um iogurte gelado no caminho ou na sala do escritório e acreditam que este é o melhor café da manhã do mundo. Quando não,  tomam meio copo de leite com sucrilhos. O que se aproveita?  Somente o meio copo de leite, que também não é tão leite assim hoje em dia ... E eu já comprei ração humana, duas vezes, joguei fora, nem consegui comer, tem tanta coisa dentro, e muitas pessoas passam mal e continuam tomando "faz bem pra saúde". Bem vindos ao Clube das descobertas incertas.
Sei que não é possivel fazer o próprio pão e nem precisa, São Paulo tem mais padarias e pães de grãos e outros tipos que qualquer cidade que conheço.
O que beber no lugar de leite? Chá, Suco de Frutas ou Legumes e Frutas, Café puro, Leite de Cereais, ou água de côco. O que comer? Frutas assadas, cozidas ou mesmo um mingau de aveia, de fubá, que nem precisam de leite, mas vá lá, se acha mais gostoso... E quem tem fome de leão, pode começar o dia com uma sopinha, ovos mexidos ou mesmo arroz com feijão e uma "mistura".
Um paciente com 70 anos prá mais, disse-nos  que comia estes salgados pela manhã e estava mais disposto e bonito que muito moço grande de 30 anos que conheci. O unico problema dele até aquele momento - uma dorzinha no ombro...

Abaixo o Post do "Sucrilhos"
http://come-se.blogspot.com/2011/08/o-cafe-da-manha.html

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Experiências, experimentos e sabores

A Ayurveda, uma ciência tão antiga quanto a acupuntura, preconiza que nascemos com tendências, características físicas, de pensamento e de atitudes que nos diferenciam, nos tornam únicos. Todos os seres possuem estas características em maior ou menor grau que são denominadas doshas. Se você quiser descobrir o seu,  consulte os livros da Marcia de Lucca ou mesmo seus vídeos gratuitos, ou vá até a página da http://sohamsoham.blogspot.com/2009/09/especial-os-doshas.html, além de consultar a página -  sala de ayurveda http://www.saladeayurveda.com/ .
O importante que gostaria de  evidenciar é que eu não consumia pimenta, condimentos e principalmente os sabores amargos. Depois de interiorizar o benefícios que alguns elementos trariam ao meu organismo, passei a experimentar vegetais que detestava, chás sem açúcar, sabores amargos  e os condimentos. Posso dizer que minha vida mudou, e para melhor. Antes alguns desconfortos curavam-se com remédios, muitos remédios. Hoje com chás, consumo de alguns vegetais e  mudanças na alimentação. E principalmente chegaram novos sabores à cozinha! Sempre compro um tempero diferente. Embora não cozinhe muito, quando o faço, coloco temperos, testo receitinhas e como é bom!
Recentemente fui com duas queridas amigas almoçar no Tandoor em São Paulo. Enquanto a companhia me fazia imensamente feliz, meus sentidos foram despertados pela beleza do local e principalmente pelo aroma, cor, e sabor dos alimentos. Felicidade é assim: amigos e comida, a boa comida e com a caracteristicas que te favorem.
Uma amostra está aqui no blog.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROPÓSITO E PENSAMENTO - SANKALPA

Sempre temos algo que queremos muito ou que desejamos mudar em nós mesmos. Além de aguardar que algo se realize, precisamos de um pouco de fé e muita disciplina.
Tentei pensar em qual seria um bom método para ter disciplina, perseverança mesmo.
Há uma afirmação de que são necessários 21 dias para que algo se torne uma rotina. É um bom número.
Há também a forma de "Plasmar" - colocar a imagem daquilo que se deseja em ter ou realizar em um local  que possa ser visto todos os dias - ajuda-nos a formar a imagem do que queremos e alcnaçar este objetivo.
A Yoga me ensinou mais um método. O Sankalpa, que é uma afirmação ou resolução, um propósito, usado na prática ou simplesmente na vida. O Sankalpa potencializa alguma coisa que você quer, uma característica a desenvolver ou ajuda a modificar algo na sua personalidade.
Existem algumas regras específicas para se criar o Sankalpa:
1 – A frase precisa ser positiva como: “me relaciono bem com as pessoas”, ao invés de: “não brigo mais com as pessoas” pois o cérebro não entende a palavra “não” e cria uma imagem contrária ao que se quer.
2 – Estar sempre no presente, pois o futuro é incerto.
3 – Deve ser curta. Uma frase longa é de difícil memorização e você acabará trocando as palavras invés de repetir sempre as mesmas.
4 – Deve ser objetiva e clara. Frases incertas confundem a mente e não são eficientes.
5 – Fazer com entusiasmo, convicção e fé, como se aquilo já tivesse realizado, convocando o corpo todo a fazer o Sankalpa, de forma que todas as células repitam a frase com você.
Entusiasmo é uma palavra grega e significa “estar repleto de Deus”.
Quando fazemos a mentalização com entusiasmo, ela obtém força suficiente para se realizar.
6 – Pode-se fazer a qualquer momento, menos quando se está triste ou deprimido. O ideal seria pensar nele logo ao acordar e sempre ao se deitar. Cria a rotina.
7 – Faça apenas um Sankalpa por vez. Fazer dois ou mais ao mesmo tempo, dispersa a energia.
8 – Faça o Sankalpa até que ele se realize inquestionavelmente.
9 – Repita três vezes para que ele se fixe na mente a cada vez que o faz.

Pronto aí está uma dica simples, boa, e que nos faz ter coragem e disciplina.
Li em vários lugares, mas o texto acima retirei do site: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/133

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reverenciar a comida

Era disto que eu falava em um post logo abaixo. Quando eu e uma amiga silenciamos e comemos nosso almoço com reverência em um dia de trabalho, no escritório, sentimos um pouco da alegria de agradecer o alimento. Esta matéria do Paladar (publicado toda quinta no Jornal o Estado de São Paulo) exemplifica um pouco deste sentimento.
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,chef-zen-ouve-a-voz-das-plantas,3663,0.htm

COMIDA DE MATO SABOR DE INFÂNCIA

Quando criança brincava no mato em São Paulo ou em Joinville-SC, comia araçá, tucum, amora, flores, coquinhos, uvaia, azedinha, morango do mato e uma carambola que de tanto comer fiquei com a boca inchada, e até hoje não sei porque. Sinto saudades... descobri que não estou sozinha no mundo. Um grupo saiu em São Paulo à procura de temperos e matos comestíveis em Praças, terrenos e quintais alheios. Achei a idéia maravilhosa. Só não comeria as formigas, porque acho um pouco "ogro" e não vou colocar imagem por este motivo, embora já tenha comido "içá" quando criança...
Vejam a matéria aqui
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,nesta-cacada-de-rua-ninguem-passa-fome,4478,0.htm

AÇAFRÃO DA TERRA - CÚRCUMA

Todos os dias lembro do açafrão da terra. Sim já tive um plantado em casa, todo ano nascia um pezinho. No ultimo ano nasceu gengibre. Culpa minha que plantei tudo numa mesma floreira. Quando nasceu não sabia quem era quem. Agora não tem mais mudas. Vou procurar e plantar tudo de novo, agora em vaso separado. Gengibre porque é bom pra tudo e na comida fica uma delicia, além de fazer chás muito bons. O Açafrão da Terra, muito fofo, tem uma cor linda, usei com camarão e ficou divino. É conhecido como Curcuma e tem várias propriedades medicinais:  a curcumina  é cicatrizante e antiinflamatório e tem muitas pesquisas que apontam a curcumina como protetora das células. É também amplamente utilizada na AYURVEDA - medicina tradicional indiana.