segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aprendendo

Em todo este tempo de estudo, conversando, atendendo, praticando, observo que o mais difícil não é saber o que é bom ou o que faz bem , isto muitas vezes é óbvio, mas colocar algo novo em prática...
Então vamos tentar aos poucos.... Para 2012 praticar mais:
a. Yoga - sim, sempre esta prática, porque é completa, para o corpo e para o espírito. Ensina atitudes, meditação, respiração, presença, vontade de praticar as atitudes novas e boas.
b. Algo como uma atividade física mas que traga prazer a você: andar, correr, aprender a dançar, ou mesmo sair de casa para observar as árvores, os pássaros, respirar um outro ar.
c. Fazer trocas conscientes e boas: um doce por uma gostosa salada de frutas, leite animal por leite de cereais, de soja ou mesmo outro: suco ou água de côco. Não custa tentar, uma nova atitude alimentar, um ganho nos desequílibrios digestivos e energéticos.
d. Fazer sempre que lembrar - 05 a 10 respirações bem profundas |(o ar penetra até o umbigo, estufa sua barriga e volta a sair devagarinho) 
e. E quando for gritar algo, respire fundo, pondere. Vale a pena?! O que sairá ganhando além do nervoso?
f. Se estiver cansada (o) do computador - pare, alongue-se, respire tranquilamente, ou então  caminhe  01, 02 ou 3 minutos!!! Já traz alívio e a consciência do momento em que estamos exagerando... A nova atitude traz energia!
g. Aprenda algo novo: qualquer coisa, porque a televisão e o computador "comem" o tempo e quase não se aprende nada... Desenhar, pintar, fazer chás, nomes de artistas e de suas obras, poesias.
h. Dedicar o tempo livre a algo ou alguém: planta, um bichinho (pet), criança ou idoso, uma causa nobre, um parque, uma praça.
i. Pesquisar sempre novas formas de ter e obter do alimento seu máximo potencial, escolhendo frutas e verduras da época, mais maduras, limpas e se possível sem agrotóxicos em quantidades exorbitantes. Consumir muitas raízes, gergelim, gersal, algas, milho, castanhas, leguminosas e comida fresca, por favor.
A lista está ficando longa, mas lembrei de mais um item: sempre que possível, comer um pedaço de bolo  ou pão feito no dia e uma xícara de chá ou café, que ninguém é de ferro. Se for na companhia das amigas do coração, esta prática não tem preço. É uma imagem que se leva por toda uma vida.
Feliz novas práticas e uma dica de livros: Gente que Mora Dentro da Gente de Patricia Gebrim, Rata Yoga ensina Hatha Yoga - Profa. Maria Celeste Castilho e o Yoga com os bichos de João Soares. Estes últimos porque acredito que se todas as crianças aprendessem Yoga, poderiam ensinar aos pais e a partir dai teriamos um mundo infinitamente melhor.