quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Acupuntura e textos sobre Cancer

Na procura dos diversos usos e restrições da Acupuntura em partos, crianças, e portadores de doenças mais intensas, como o Câncer, li alguns materiais e concluo que há necessidade de mais estudos com profundidade e  dados atualizados sobre a  utilização da Acupuntura em pacientes com diagnóstico de câncer. Embora tenhamos um material farto é muito importante termos respaldo em materiais bem traduzidos.
Em geral os textos falam da procura desta terapia nos períodos de dor (pós tratamentos médicos e remissão da doença  ou mesmo em sintomas como os enjôos que ocorrem no tratamento quimioterápico). Mas os profissionais em geral não recomendam a prática durante o período da doença. Dizem que as células malignas se espalham.
Mesmo assim, alguns pacientes fazem uso desta técnica, que acalma, tranquiliza, traz conforto, conexão com a parte sadia das células de seu corpo.
Uma das técnicas possiveis de serem usadas,  seria a Moxa, responsável por tonificar o organismo como um todo. Mas o cheiro poderia incomodar  pacientes com problemas pulmonares, respiratórios, cabe aí uma boa avaliação do benefício.
Há outras alternativas, voltarei a escrever sobre elas. Mas aceito, de bom coração, sugestão de textos que possam auxiliar na compreensão da doença como um todo e também das diversas opiniões sobre a utilização ou não da Acupuntura neste período.

A maior parte de textos completos e com estatística são em língua estrangeira, mas vale a pena ler.

http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGLL_pt-BRBR370BR371&q=cancer+e+acupuntura+pdf

Remendação de Acupuntura em pacientes com cancer:

http://www.einstein.br/espaco-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/acupuntura-reduz-impacto-de-tratamento-contra-cancer.aspx
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=48&id=214&menu=2
http://www.youtube.com/watch?v=RAregNqEfy8
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/27/1912-acupuntura-e-cancer-de-mama
http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/cam/acupuncture/patient/Page2#Section_53
http://cancerhelp.cancerresearchuk.org/about-cancer/treatment/complementary-alternative/therapies/acupuncture#use

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Para não enlouquecer : parar

Outro dia estava pensando.... porque não queremos parar? E quando podemos (numa sessão de Acupuntura, Massagem) porque falamos tanto?
Claro que na primeira vez é por puro nervoso - medo da agulha, do desconhecido, de se sentir descoberto, de ficar pensando tudo sobre o seu próprio corpo. Se for mulher, vasculha bem todos os defeitos e vai fazendo a lista . E por aí vai.
Depois da 2a., 3a. sessão, porque não nos entregamos ainda?
Se é dito que neste momento fazemos a conexão do homem com o Divino, do Meridiano com o Cosmo, através da agulha, porque não respiramos simplesmente?
São muitos os porquês. Até para meditar pensamos, pensamos, falamos mentalmente.
As terapias alternativas e não tão "alternativas" assim, tem a proposta de fazer a conexão, religar, recriar uma relação, esquecida ou ainda não conhecida.
Cabe a nós, termos este tempo, este momento de entrega. Não ficar com medo. Ficar no vazio, mesmo que por poucos segundos, poucos minutos.
Uma vez entrei em meditação, no metrô, no meio de tantos medos, pensei: nada acontece que não esteja programado para acontecer. Vou só respirar, aquietar o coração. E consegui!!! Foram segundos, eu sei. Não dormi, não morri e nem fui interpelada. Agora tento fazer isto no Savassana, no banho e quando faço Acupuntura. Sei que é um recurso que posso levar para sempre: quando tenho medo do dentista, dos exames com contraste, quando uma situação vai me tirar do  sério. É muito bom ter este controle ou mecanismo. Duas coisas, o silêncio, a respiração e por fim a União.
E sentir-se parte do Universo, não tem palavras para descrever a sensação.
Deveríamos então criar um Dicionário: igual aos livros do Manoel de Barros - um super dicionário, de sensações novas e indescritíveis.
Tente, e depois nos conte.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Regina Favre

Na Faculdade de Psicologia ficávamos extasiados com as terapias corporais, pensar sobre a intima ligação entre o corpo, amente, os pensamentos e ação.
A base de estudos naquele momento era a Terapia Reichiana, A Bionergética e outras tantas linhas.
Atualmente o trabalho de Regina Favre tem sido muito divulgado, e com toda a razão. Falar do corpo - mente, da sociedade e da massificação dos comportamentos, sem usar o "psicologês" é uma tarefa árdua em entrevistas.
Seu trabalho é utilizado  e/ou citado em inúmeros Workshops e Palestras.
Fica aí uma dica de Leitura, quem sabe inscrição em um Seminário e novos aprendizados sobre este corpo que nos pertence.
Gosto muito do parágrafo da entrevista que diz:
"As novas pesquisas cientificas mostram que o  sistema nervoso assimila a experiência vivida e a transforma em massa. Ou seja, não é só oxigênio, a água e o alimento que produzem o tecido do corpo, mas também o pensamento, o afeto , o contato com os outros corpos. Tudo o que você faz, sente e pensa  se modela em seus tecidos e músculos, aqui e agora".

Penso que purificar os pensamentos, melhorar nossas atitudes, limpar a cabeça para que uma atitude positiva e pró ativa possam fluir, transformarão nosso padrão de pensar, amar, e de construir nossos corpos e relações, contribuindo para a a evolução da uma sociedade:  para que seja mais sincera,  flexível em seus padrões e que contribua para um crescimento total em favor da justiça e do direito de cada um ser o que É.

http://www.gruposummus.com.br/info.php?noticia_id=808

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma pausa
Vários textos convidam-nos a refletir sobre a importância da pausa. Muitas vezes não queremos pausa nenhuma. Queremos agitação, muitas tarefas, uma lista enorme de coisas para fazer, listar tudo o que não é feito no dia a dia, para nos cobrarmos do que não fizemos.
E quando vem um dia para a pausa, ficamos aflitos: o que fazer com o tempo livre? Para que tantos dias de férias? Porque algumas pessoas querem ficar totalmente paradas? O mundo todo correndo, indo depressa e eu aqui sem fazer nada?
O tempo é quem revela o que é necessário. Quando você não o escuta, o teu corpo cobra: temos dores infinitas, doenças, tristezas e a desconfiança de que precisamos: descansar.
Várias pausas ao longo do ano ou mesmo poucas pausas ao longo de um dia. Um pouco de tempo para sentir o que realmente está incomodando.Ás vezes apenas um alongamento é o suficiente, uma xícara de chá, uma água (que pode ser de côco - hum! que delícia), uma respiração profunda.
Uma vez fiz uma pausa em minha vida para participar de um Workshop. Estava em um momento difícil, tinha de aprender algumas tarefas do mundo dos adultos e claro, achava que não queria passar por aquelas provas. Claro que não foi fácil. Mas eu me abri para aquele momento. Enfrentei os meus medos. E no Curso, além de tudo de lindo que aconteceu, nos ensinaram a fazer os ásanas mais inspirados que fiz na vida e uma Meditação linda (não pratico muito mas, quando lembro fico emocionada e volto a fazê-la!).
Ouvir a música já transporta o meu coração para aqueles dias.
Tente fazer, escreva sobre as sensações e se tiver outras sugestões de Meditação, envie.
No Video tem umas pausas que na música do Karunesh (CD etc.) são representadas por um sino suave, que é quando se deve mudar de posição. É uma Meditação ativa, boa para quem não consegue ficar parado, mas que precisa ser feita com o "Coração", a atenção voltada para o ato, o corpo no fluir da respiração.
Não é preciso ter prática, só boa vontade. Na 2a. ou 3a, vez que a fizer, vai notar o quanto é bom realizá-la!
Faça em um local tranquilo, inicie por três inspirações profundas  e se entregue ao momento. Não se sinta esquisito, deixe a mente e o corpo fluírem.

Heart Chakra Meditation Karunesh