sábado, 8 de setembro de 2012

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são utilizados em diversas práticas terapêuticas como a massagem  e a aromaterapia onde encontramos uma diversidade de usos. Na  cosmética, combatem  o ressecamento provocado pelo clima, poluição, produtos cosméticos  e utilização de sabonetes. Sendo necessário o teste de alergia para utilização de alguns óleos diretamente na pele. Estes são geralmente diluídos em um óleo vegetal, carreador para aplicação tópica (na pele). Podem ser utilizados também em inaladores, difusores, dispersores, lâmpadas e utensílios de cerâmica próprios para aromatizar  ambientes.
O site da Samya Maluf e da WNF são excelentes fontes de consulta, além do Blog Claudiaroma que proporciona conhecimento e uma viagem pelos sentidos sutis.
ALECRIM - considerado óleo da alegria,  útil para quem deseja iniciar o dia com boa disposição, é excelente para a concentração, combatendo a melancolia, cansaço mental e apatia. É um bom tônico para a oleosidade, seborréia e queda de cabelo. Estimula o metabolismo e a circulação. Combinado ao Eucalipto em vaporizações, auxilia no combate aos males do frio como a gripe e resfriado, e nas artrites e reumatismo.

CAMOMILA - é considerada calmante e antiinflamatória, utilizada contra ansiedade, também acalma a pele sensível, alivia cólicas em bebes. Combate a flatulência e a tensão menstrual. Adicionado à água do banho ajuda a relaxar combatendo a insônia.

CAPIM CIDREIRA OU CAMPIM LIMÃO - antiinflamatório, utilizado contra a obesidade, celulite, seborréia e queda de cabelo. É um bom óleo para liberar as emoções estagnadas.

 GERÂNIO - ajuda a regular as funções hormonais e secreções glandulares. Fortalece as qualidades imunológicas do organismo. Pode favorecer a sociabilidade, tendo efeito desinibidor. Na composição de óleos ele é muito utilizado para dar equilíbrio às sinergias . É muito utilizado na cosmética por regular a pele.

HORTELÃ PIMENTA - Estimula a circulação, clareando pensamentos,é um auxiliar digestivo, aquece e também refresca, equilibrando tanto o frio como o calor corporal. Refresca o hálito e a garganta, sendo recomendado para gargarejos e inalação pois traz alívio para a náusea.


LARANJA - Seu aroma é caloroso e utilizado para expandir a energia, trazendo alegria, sendo utilizado como antidepressivo, assim como o óleo de Tangerina.

LAVANDA - Regenerador de tecidos, útil no combate à insônia e para relaxamento. Um dos óleos mais conhecidos pois além de auxiliar na recuperaçao de ferimentos na pele, é um potente auxiliar no alívio de sintomas como angústia, instabilidade, ansiedade.

MIL FLOHAS - É indicado nas alergias ou deficiências imunológicas, é considerado protetor da aura.

Ylang Ylang - Proporciona calma e centramento aos ansiosos, combatendo a tensão nervosa e insônia, sendo utilizado para amenizar a respiração e a taquicardia. Tem efeito tônico sobre os cabelos e o couro cabeludo e reequilibra a pele oleosa.

TOMILHO - seu nome é relacionado a sua afinidade com a glândula timo, sendo este um óleo para fortalecer o sistema imunológico. É ainda potente desinfetante pulmonar além de estimular a circulação. É utilizado por pessoas que possuem baixa imunidade.

TEA-TREE - excelente fungicida no combate ao pé de atleta, fungos, micoses, infecções debaixo das unhas, acne, espinhas, aftas, gengivite . É útil no combate à congestão do peito, tosse ou sinusites assim como em gargarejos para dor ou inflamação da garganta e para a higiene bucal combatendo o mau-hálito, bactérias, gengivite ou feridas bucais, em forma de bochechos.


Óleos Vegetais e Carreadores:

Germe de trigo - rico em vitamina E, excelente para a recuperação da pele e de feridas.

Jojoba - para peles delicadas como a do rosto, útil nos cabelos crespos e secos.

Oliva - Reidrata a pela ressecada e após o banho de mar. É um óleo de odor característico que pode ser disfarçado com o óleo de Gerânio. Não é o óleo comestível que utilizamos na cozinha, pois tem de ser da 1a. extração e a frio. É um agente puro.

Coco - excelente para cabelo e pele. Devendo ser misturado à água.

Arnica - Reduz hematomas e auxilia na recuperação dos vasos sanguíneos.

Andiroba - Utilizado para tratamento de pneumonia e tosses, contusões e hidratação dos cabelos.

Abacate - contém vitamina A, B, E, e substâncias antibióticas  combatendo coceiras e psoríase. Como é difícil sua absorção utiliza-se uma mistura com óleos de semente de uva e Amêndoas.

Amendoas puríssimo- Alto teor de Vitamina E, melhorando a elasticidade da pele, restaurando o tecido tornando-o maleável, e por isto é o campeão de uso na gravidez para evitar estrias.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica milenar japonesa na qual utilizamos a polpa dos polegares para fazer pressão sobre os pontos de acupuntura e meridianos, podem ainda ser utilizados  mãos, cotovelos ou  pés para realizar pressão e alongamentos.
A prática proporciona alivio para uma série de desconforto tais como: dores cervicais, toracica  e lombares, enxaquecas, insônia, dores musculares  de braços ou  pernas.
Melhora os sintomas do estresse, depressão e muitos outros desconfortos. Produz beneficios no nível físico e mental.
Há  o shiatsu facial  também  relacionado à saude, relaxamento e estética e que se propõe a tonificar a musculatura facial proporcionando benefícios tais como: melhora no tônus, vitalidade e melhora na aparencia da pele.
A prática deve ser realizada por profissional com boa formação e o tratamento é ser relizado em algumas sessões.