domingo, 10 de março de 2013

HISTORIA E ACUPUNTURA

A história da Medicina Tradicional Chinesa confunde-se com a mitologia,a  história  realmente escrita e com os avanços da revolução comunista sobre o material que ficou disponível para a nossa época. 
Diz-se que a MTC tem seus registros primeiros na obra clássica de HuangDi  (2700 a.C)  (o  Imperador  Amarelo considerado fundador da Medicina Tradicional na China, o qual através do registro escrito em forma de diálogo com seu Ministro Qi Bo esclarece-nos  o pensamento sobre a saúde e a doença naqueles tempos).
Seu livro se divide em dois principais Capítulos - o Su Wen - questões ou perguntas  simples  (Simple Questions) onde se apresentam os principais tópicos da Medicina Chinesa e o Ling Shu (Eixo Espiritual) o qual descreve a prática da Acupuntura e da Moxibustão.
No  livro, através de perguntas sobre a natureza humana e das doenças, HuanDi detalha os princípios do conhecimento desta Tradicional Medicina. (150 a 219 d.C).
Além dele, são considerados importantes  Zhang Zhongjing por ter colocado na sintomatologia, diferenciação dos sintomas e padrões sindrômicos a chave do tratamento das desordens ou patologias. Não se fala em doença, mas em padrões. 
O livo que descreve os Meridianos,seus nomes e localização dos pontos, técnicas de agulhamento e contra indicações mais recente, seria o publicado por   Huagnfu Mi no 2o. sec. d.C.
Após 13 séculos Yang Jizhou descreveu 361 pontos de Acupuntura reunindo informações sobre a teoria e prática . 
Shen Nong Ben Cao Bing catalou  365 ervas medicinais, seguido por  Li Shizhen que conseguiu catalogar  1892 ervas e em nossa época temos mais de 5.000 ervas catalogadas, formando os Compêndios de Fitoterapia Chinesa.
O Yi Yin é pai da dietética chinesa, ele  foi chef de imperador no sec. IX a.C. 
E a massagem Tui Ná tem seu registro no livro "The Ten volumes of Huang Di and Qi Bo´s massage" aproximadamente entre os séculos 221 a.C. a 220 d.C. Sendo que exercícios chineses tais como o Qi Gong  tem seus movimentos registrados em datas de até 2.000 atrás.
Toda a teoria baseia-se no movimento energético entre Yin e Yang e na Teoria dos Cinco movimentos ou dos cinco elementos. Os movimentos da natureza e Universo, as fases da vida dos seres humanos , as estações do ano, as emoções e funções fisiológicas assim como as alterações patológicas,  os sistemas de órgãos e vísceras,os sabores dos alimentos, as cores, a propriedade das ervas,  estão interligados e regidos por esta base teórica fundamentada no Taoísmo.
O conceito de padrões de saúde e de desarmonias, conta ainda com o conhecimento das energias/essências fundamentais sobre as quais falaremos em outros posts.
Os autores mais lidos nas escolas atuais de Acupuntura no Brasil e Ocidente são Giovanni Macciocia , Jeremy Ross, Nguyen Van Nghi ,  Auterouche etc.
          

terça-feira, 5 de março de 2013

BROTOS E SEMENTES

Há tempos venho pensando sobre as sementes - as nossas, que plantamos bem fundo no coração e as verdadeiras - as das plantas. Neste post vou falar destas últimas, depois podemos falar sobre as sementes humanas.
No site da Conceição Trucon - Doce Limão, tem "de um tudo" sobre a alimentação crudivora, sucos verdes e uma infinidade de informações sobre o que faz bem para a saúde, o corpo, a mente.
E embora tenhamos alguns "senões" sobre o comer tudo cru, gosto da idéia de aproveitarmos os brotos, folhas tenras, sucos verdes e de voltar a atenção para o que o corpo precisa.
Vocês já leram por ai não é? Que somos: o que comemos ou bebemos, respiramos  e principalmente  o que pensamos das pessoas e do mundo.
Claro, viemos "aqui"  para melhorar, quem sabe "dar uma  lapidada" em nossa imagem interna e externa - carne e espírito/alma.
E a alimentação contribui com o esta lapidação através de suas qualidades intrínsecas.
No site do Ilan  Segre  (www.vidaintegrada.com.br) você aprende sobre alimentação, saúde, Naturopatia e  integração entre o ser, estar e o comer. Vale a pena pensar sobre a inter-relação nas diversas esferas: natureza, produção de alimentos, cuidados na agricultura moderna, alimentação nas grandes cidades, preparo dos alimentos com intenção e atenção, uso das cores e sabores no dia a dia.  Integrar-se.
Voltando às sementes, acho que por conta da Leitura antroposófica - que difícil entender uma nova linguagem não é?!  Até parece simples, mas você precisa ler com o coração/atenção e sobretudo acreditar naquela linha de descrição e raciocínio para depois deleitar-se com o aprendizado.
Fiquei apaixonada pelo entendimento de que que os seres Vegetais - como nem suspeitávamos, recebem direto do Cosmos a energia que os molda (Yang e Ying não é?)  e  a transformam pouco a pouco, para concederem-na ao ser humano. Recebemos de forma pura, através destes amigos, o que o Sol e a natureza disponibilizam.
A célula vegetal transformada pela energia do Sol, é agora a célula humana que  transformada executa "n" funções importantes à nossa existência. Desde a mais simples até a mais complexa, como o ato  de pensar, concentrar-se, sentir toda esta emoção ao  digitar aqui no Blog. É o mesmo que ocorre com a mãe que tem seu sangue transformado em leite, que alimenta seu bebê. Por este motivo dizemos a Terra Mãe/Terra Madre.
Lembrando: uma sementinha enfrentou tudo para mergulhar, sem medo na Terra profunda, nutritiva e pura.
Brotou, colocou para fora suas folhinhas,depois as flores e frutos em suas qualidades maiores. Virou alimento, energia pura, que pode ser "reutilizada" pelo Homem, e ao longo do tempo, fará parte de nós.
Pois somos o que comemos - então somos também as várias sementinhas brotadas neste mundo não é?
Nossos órgãos são um amontado de células que se refazem ao longo dos dias e de nossas vidas, através das transformações destes vegetais e de outros grupos alimentares. Lembrando que as células também nascem, vivem/desenvolvem-se e morrem.
Fiz experiências - deixei brotar o trigo, e comprei brotos de Alfafa, Lentilha e até de nabo, e acrescentei às saladas Apesar de estranhar o novo sabor de alguns brotos, achei que vale a pena - alimento vivo para fazer reviver a vontade de cuidar, crescer, ver, perceber, como a vida à nossa volta se desenvolve.
Dá até pena de jogar as sementes de frutas fora. Mas, como estamos longe das matas, não tem jeito, desperdiçamos milhares de sementes ao longo de nossas vidas por não podermos colecioná-las/plantá-las.
Tome sucos verdes se a ideia das sementes lhe parecer meio absurda e quando estiver em um restaurante vegetariano - experimente os brotos!
Se nada disto os convenceu  temos outros argumentos- a pele fica lisa, o intestino funciona melhor, e os músculos ganham mais força e você se sente com uma ótima energia, bem humorado, igual a tomar energético não é?.
Verifique sempre quais sementes podem ser germinadas nos sites do Terrapia e compre brotos de locais orgânicos certificados
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/

Bom plantio, boa colheita!