domingo, 29 de março de 2015

Alimentação - Sempre ela.

Sabemos tanto sobre alimentação e ao mesmo tempo não sabemos nada. A tecnologia nos auxilia com mais informações, mas o excesso nos apresenta um desencontro de "informações".

Um médico pode atestar a qualidade das boas práticas do que lemos abaixo e uma nutricionista também!

a) nutrição  - começa na boca, com a saliva, mastigação, deglutição correta - sinônimo de:
mastigar devagar, comer sem pressa, falar o mínimo possível durante as refeiçoes coletivas.

Consulte um dentista caso possua problemas nas gengivas, dentes etc. para que a mastigação seja efetiva e correta.

b) estar ciente do que está fazendo no momento em que se alimenta: preste atenção, respire, observe sua comida, coma com o coração, a mente, os olhos, e a boca. Agradeça pelo alimento que tem a sua frente. Tenha poucos e bons pensamentos neste momento.

c) Temperatura: nosso corpo é quentinho, morno e o estômago não foge a esta regra: ingerir gelados induz o organismo a se reorganizar, se preparar para trabalhar muito mais - para aquecer, digerir e tentar obter nutrientes. Muitas doenças são resultado de uma nutrição pobre e pela ingesta constante de gelados durante as principais refeições.

d) não coma alimentos há muito tempo guardados em potes, pratos, panelas  - a comida fermenta, produz sintomas desagradáveis como eructação, acidez, gases, alem de produzirem bactérias nocivas que provocam doenças sérias. Na dúvida, descarte.

e) Não misture tudo o que vê à frente em um prato só. Faça  escolhas saudáveis,
 tornando seu prato colorido (verduras, legumes cozidos, tubérculos, oleaginosas, cereais) sem excessos. Como um pouco.
Quanto mais cor houver no prato, maior a variedade de vitaminas, sais minerais e maiores as chances de se nutrir corretamente.

g) Líquidos - ao longo do dia ingerir os líquidos devagar. Antes das refeições respeite um intervalo mínimo de 40 minutos, para não atrapalhar a digestão. Parece difícil, mas tudo começa com um primeiro passo. Açúcares e bebidas doces não são saudáveis, não se acostume a consumi-los com a comida. Não são digestivos e acrescentam calorias vazias à sua refeição.

h) Experimente o que não gosta: verduras, legumes. Algo que achava ruim pode vir a ser gostoso em outro momento.  E novos nutrientes serão convidados a fazer parte de sua mesa.

i) Utilize muitos temperos, mesmo os picantes, vale a iniciativa, pois estimulam e contribuem para uma boa digestão. E ainda: corte salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão e jogue sobre saladas, sopas, outros pratos e experimente - aromas, sabores e nutrientes  novos  (sais minerais, sódio, magnésio, ferro, potássio, manganês, e outros).

Reorganize sua geladeira e a mente, para ter uma alimentação cada vez mais sadia. O custo é bem menor.
Se tiver alimentos simples, receitas idem, não há motivo para recorrer aos nao alimentos. Tente, experimente!

E assim não terá necessidade de remédio para digestão (somos campeões em uso de medicamentos principalmente para problemas digestivos) para o melhor funcionamento de intestinos, e de vitaminas para repor o que não consegue obter em sua alimentação.