sexta-feira, 25 de março de 2016

O Fio que nos une

Pensamos globalmente, agimos localmente. O que isto tem a ver?
Quando pensamos em consumir produtos ecologicamente corretos protegemos o entorno. Esta proteção refletira no macrocosmo. O mundo será beneficiado.
Orgânicos causam menos impacto à terra e aos mananciais. Estamos cuidando do que há a nossa volta  e em nosso interior, alimentando-nos de energia pura, de alimentos saudáveis.
Consumidores estão ávidos por produtos menos tóxicos à pele, unhas e cabelos. É um modismo? Não!! estamos cada vez mais assustados com os efeitos que os "químicos" podem provocar em nossas células.
Protegemos arvores em praças públicas. Estamos concentrados apenas em lutar pela Natureza? Não, queremos um ar melhor, uma cidade mais fresca durante o verão escaldante, um visual de beleza e inspirador.
Gostaríamos de economizar mais água, e descobrir a cada dia como melhorar esta intenção.  Somos "xiitas"? Com certeza não é esta a intenção. Queremos o banho diário e o liquido suficiente para a higiene da casa e nossa. E é nosso desejo que todos tenham este direito.
Reciclamos mais lixo porque mesmo? Para economizar embalagens?
A verdade é: para que os famosos aterros diminuam de tamanho, para não produzirmos lixo demasiado e depois exportá-lo para países muito mais pobres. E para que nossos mares não sejam futuramente, a lata de lixo humana, um dado que no presente já assusta.
Queremos menos remédios, menos dores, menos efeitos colaterais, menos dependência química. Curamos nossos males com a Antroposofia, Psicologia, Acupuntura e todas as praticas da Medicina Oriental e Indiana. Com a finalidade de preservar a saúde, ter consciência que somos responsáveis pelos cuidados com nosso corpo e mente.
E  porque no fundo temos certeza que a sabedoria de nossos antepassados com relação a saúde é infinitamente maior, e ligada à alimentação, repouso e na harmonia, de gestos, atitudes, cuidados.
O mundo caminha, de forma as vezes caótica, por vezes depressas demais.
Mas há algo surgindo - uma consciência individual cada vez maior e uma busca pelo sentido de unidade com o todo. E esta nova consciência vem através de monges, terapeutas, psicólogos, Acupunturistas, paisagistas, médicos, dentistas e muitos outros profissionais e pessoas comuns.
Queremos a volta,  o retorno ao sentido de família, Unidade, pertencimento. E para isto temos de olhar em volta , percebendo o que precisa ser cuidado hoje, para que o amanhã exista e seja bom para todos.