quinta-feira, 5 de abril de 2012

REVISTA VIDA SIMPLES E A SECA NO SEMI ÁRIDO E OUTROS ARTIGOS

Boas noticias são sempre bem vindas, e na esteira dos dissabores políticos neste pais, quando se recebe um material bem escrito, informativo e que mostra ações de ONG'S e Governo em prol da melhoria de qualidade de vida das pessoas no Semi Árido brasileiro, fico muito, muito feliz
Através dos anos vividos sempre nutri a esperança de viver em um pais justo, honesto, onde os políticos eleitos fizessem seu trabalho e nós, o nosso.
Não funcionou bem assim. Milhares de nordestinos, todo ano passam pela miséria, fome, baixa estima uma vez que não conseguem unir a família em uma atividade, manter o vinculo porque sempre tem algum ente querido saindo da terra para tentar vida melhor em outras paragens. Vêem seus animais e sua produção secarem literalmente junto com  a água.
Através da Revista Vida Simples e do Artigo "´Agua para a Seca " conhecemos o projeto que já instalou 370 mil cisternas (reservatórios de água das chuvas) contribuindo para o sorriso e a melhoria de vida de 1, 8 milhão de pessoas. Mas ainda temos de fazer mais, muito mais.
Ficamos preocupados com as misérias na Índia e África, mas não olhamos para o Brasil, nossa realidade de crescimento populacional astrônomico, desenvolvimento de uma cultura política de suborno e corrupção e na contramão: a pobreza, miséria, injustiça, a fome.
Se o valor dos impostos chegar a quem se destina, vamos trabalhar mais e mais, contribuindo para o crescimento de todos, de um pais justo e honesto.
Muitas pessoas serão beneficiadas, mais famílias sairão da pobreza e o Governo pode então se preocupar apenas com as relações internacionais e a construção de grandes monumentos. Por enquanto o desafio é outro - cuidar dos nossos. Daqueles que não tem a quem pedir e cujo voto coloca muito político em Brasília.
http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/especial/vida-simples-pratique-gentileza/
E falando na Revista este mês fiquei surpresa não tem um artigo que não queira recomendar.
O texto "O que aprendi ao morar na Rua  (de Johni Arai)"  é simplesmente lindo! Mostra que podemos sim, viver com muito pouco e aprender muito - a generosidade, o caminho da compreensão e do trabalho - a Turma da Sopa que distribui comida aos moradores de Rua de São Paulo.
E claro alguns títulos tem tudo a ver com o que discutimos neste Blog.
e por fim, mas não o último artigo que adorei:  "Comida Integral" de Bárbara Lopes que nos alerta sobre a nova cultura de ver vitaminas em propriedades apenas onde há um rótulo para isto. Compramos tudo na ânsia de ter mais vitamina X, Y, Z. E tomamos alguns refrigerante, comemos alguns salgadinhos (eu e alguns amigos não...) imaginando que estamos fazendo a coisa certa porque lá está escrito - contem vitamina X. Quando na verdade a quantidade é ínfima, vitamina não combina com produtos altamente processados e ninguém garante que  estes combinem como em um produto não processado. O artigo cita ainda os estudos de Marion Nestlé que denuncia o já conhecido looby das empresas alimentícias nas recomendações alimentares nos EUA e do Prof. Carlos Monteiro  que defende as refeições feitas como no passado: a família minimamente em conjunto. Hoje em dia comemos em frente a TV, computador e cada membro da família em um canto. Além disto estamos sempre com pressa, preparando alimentos prontos, esquentando no microondas, o que não favorece a compra e utilização de alimentos integrais. Ficamos reféns de de uma comida sem sabor, sem nutrientes, ultra processada. E o pior com problemas de saúde cada vez mais sérios, precisando de dietas, remédios e tratamentos para Diabetes, pressão alta, Colesterol alto etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário