Há tempos venho pensando sobre as sementes - as nossas, que plantamos bem fundo no coração e as verdadeiras - as das plantas. Neste post vou falar destas últimas, depois podemos falar sobre as sementes humanas.
No site da Conceição Trucon - Doce Limão, tem "de um tudo" sobre a alimentação crudivora, sucos verdes e uma infinidade de informações sobre o que faz bem para a saúde, o corpo, a mente.
E embora tenhamos alguns "senões" sobre o comer tudo cru, gosto da idéia de aproveitarmos os brotos, folhas tenras, sucos verdes e de voltar a atenção para o que o corpo precisa.
Vocês já leram por ai não é? Que somos: o que comemos ou bebemos, respiramos e principalmente o que pensamos das pessoas e do mundo.
Claro, viemos "aqui" para melhorar, quem sabe "dar uma lapidada" em nossa imagem interna e externa - carne e espírito/alma.
E a alimentação contribui com o esta lapidação através de suas qualidades intrínsecas.
No site do Ilan Segre (www.vidaintegrada.com.br) você aprende sobre alimentação, saúde, Naturopatia e integração entre o ser, estar e o comer. Vale a pena pensar sobre a inter-relação nas diversas esferas: natureza, produção de alimentos, cuidados na agricultura moderna, alimentação nas grandes cidades, preparo dos alimentos com intenção e atenção, uso das cores e sabores no dia a dia. Integrar-se.
Voltando às sementes, acho que por conta da Leitura antroposófica - que difícil entender uma nova linguagem não é?! Até parece simples, mas você precisa ler com o coração/atenção e sobretudo acreditar naquela linha de descrição e raciocínio para depois deleitar-se com o aprendizado.
Fiquei apaixonada pelo entendimento de que que os seres Vegetais - como nem suspeitávamos, recebem direto do Cosmos a energia que os molda (Yang e Ying não é?) e a transformam pouco a pouco, para concederem-na ao ser humano. Recebemos de forma pura, através destes amigos, o que o Sol e a natureza disponibilizam.
A célula vegetal transformada pela energia do Sol, é agora a célula humana que transformada executa "n" funções importantes à nossa existência. Desde a mais simples até a mais complexa, como o ato de pensar, concentrar-se, sentir toda esta emoção ao digitar aqui no Blog. É o mesmo que ocorre com a mãe que tem seu sangue transformado em leite, que alimenta seu bebê. Por este motivo dizemos a Terra Mãe/Terra Madre.
Lembrando: uma sementinha enfrentou tudo para mergulhar, sem medo na Terra profunda, nutritiva e pura.
Brotou, colocou para fora suas folhinhas,depois as flores e frutos em suas qualidades maiores. Virou alimento, energia pura, que pode ser "reutilizada" pelo Homem, e ao longo do tempo, fará parte de nós.
Pois somos o que comemos - então somos também as várias sementinhas brotadas neste mundo não é?
Nossos órgãos são um amontado de células que se refazem ao longo dos dias e de nossas vidas, através das transformações destes vegetais e de outros grupos alimentares. Lembrando que as células também nascem, vivem/desenvolvem-se e morrem.
Fiz experiências - deixei brotar o trigo, e comprei brotos de Alfafa, Lentilha e até de nabo, e acrescentei às saladas Apesar de estranhar o novo sabor de alguns brotos, achei que vale a pena - alimento vivo para fazer reviver a vontade de cuidar, crescer, ver, perceber, como a vida à nossa volta se desenvolve.
Dá até pena de jogar as sementes de frutas fora. Mas, como estamos longe das matas, não tem jeito, desperdiçamos milhares de sementes ao longo de nossas vidas por não podermos colecioná-las/plantá-las.
Tome sucos verdes se a ideia das sementes lhe parecer meio absurda e quando estiver em um restaurante vegetariano - experimente os brotos!
Se nada disto os convenceu temos outros argumentos- a pele fica lisa, o intestino funciona melhor, e os músculos ganham mais força e você se sente com uma ótima energia, bem humorado, igual a tomar energético não é?.
Verifique sempre quais sementes podem ser germinadas nos sites do Terrapia e compre brotos de locais orgânicos certificados
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/
Bom plantio, boa colheita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário