domingo, 10 de março de 2013

HISTORIA E ACUPUNTURA

A história da Medicina Tradicional Chinesa confunde-se com a mitologia,a  história  realmente escrita e com os avanços da revolução comunista sobre o material que ficou disponível para a nossa época. 
Diz-se que a MTC tem seus registros primeiros na obra clássica de HuangDi  (2700 a.C)  (o  Imperador  Amarelo considerado fundador da Medicina Tradicional na China, o qual através do registro escrito em forma de diálogo com seu Ministro Qi Bo esclarece-nos  o pensamento sobre a saúde e a doença naqueles tempos).
Seu livro se divide em dois principais Capítulos - o Su Wen - questões ou perguntas  simples  (Simple Questions) onde se apresentam os principais tópicos da Medicina Chinesa e o Ling Shu (Eixo Espiritual) o qual descreve a prática da Acupuntura e da Moxibustão.
No  livro, através de perguntas sobre a natureza humana e das doenças, HuanDi detalha os princípios do conhecimento desta Tradicional Medicina. (150 a 219 d.C).
Além dele, são considerados importantes  Zhang Zhongjing por ter colocado na sintomatologia, diferenciação dos sintomas e padrões sindrômicos a chave do tratamento das desordens ou patologias. Não se fala em doença, mas em padrões. 
O livo que descreve os Meridianos,seus nomes e localização dos pontos, técnicas de agulhamento e contra indicações mais recente, seria o publicado por   Huagnfu Mi no 2o. sec. d.C.
Após 13 séculos Yang Jizhou descreveu 361 pontos de Acupuntura reunindo informações sobre a teoria e prática . 
Shen Nong Ben Cao Bing catalou  365 ervas medicinais, seguido por  Li Shizhen que conseguiu catalogar  1892 ervas e em nossa época temos mais de 5.000 ervas catalogadas, formando os Compêndios de Fitoterapia Chinesa.
O Yi Yin é pai da dietética chinesa, ele  foi chef de imperador no sec. IX a.C. 
E a massagem Tui Ná tem seu registro no livro "The Ten volumes of Huang Di and Qi Bo´s massage" aproximadamente entre os séculos 221 a.C. a 220 d.C. Sendo que exercícios chineses tais como o Qi Gong  tem seus movimentos registrados em datas de até 2.000 atrás.
Toda a teoria baseia-se no movimento energético entre Yin e Yang e na Teoria dos Cinco movimentos ou dos cinco elementos. Os movimentos da natureza e Universo, as fases da vida dos seres humanos , as estações do ano, as emoções e funções fisiológicas assim como as alterações patológicas,  os sistemas de órgãos e vísceras,os sabores dos alimentos, as cores, a propriedade das ervas,  estão interligados e regidos por esta base teórica fundamentada no Taoísmo.
O conceito de padrões de saúde e de desarmonias, conta ainda com o conhecimento das energias/essências fundamentais sobre as quais falaremos em outros posts.
Os autores mais lidos nas escolas atuais de Acupuntura no Brasil e Ocidente são Giovanni Macciocia , Jeremy Ross, Nguyen Van Nghi ,  Auterouche etc.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário