sábado, 18 de fevereiro de 2017

Aromaterapia/Aromacologia.

A Aromaterapia e suas nomenclaturas


O nome Aroma já diz a que veio - pretende através do olfato proporcionar sensações, informar ao corpo  e as células que há algo interagindo com ele, para seu bem estar.Os aromas na forma de óleos essenciais tem sido pesquisados desde sempre e os estudos científicos atuais atestam sua aplicabilidade e eficiência em sintomas como : insonia, dores de cabeça, gripes e todos os desconfortos psicológicos. Vamos falar da Aromacologia e desenvolver os temas ligados a esta rica e nova área de Estudos.A Aromacologia desenvolve pesquisas e estudos sobre a interação dos aromas que trazem bem estar, conforto, e afetam as emoções, o humor; resgatando a  qualidade de vida, ou seja cuidam de corpo e alma ou espírito. O  tratamento  é realizado através do emprego dos óleos essenciais e conduzido por terapeuta especialista, o qual acompanha o paciente, levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e emocionais e o efeito dos óleos, sinergias ou blends nestes sintomas.

Para alguns autores, a Aromaterapia estuda e desenvolve a arte  ligada aos tratamentos estéticos e foi concebida por Gatefosse. 

Cada óleo essencial possui uma ação e atualmente os estudos científicos comprovam seus efeitos.

A compra de óleos essenciais deve ser feita em local conhecido, pois as misturas e mesmo essências (e não óleos essenciais), podem conter produtos químicos que provocam lesões, queimaduras, alergias e outros distúrbios se consumidos na forma tópica ou oral.Somente um especialista deve acompanhar a utilização dos Óleos essenciais sobre a pele ou ainda sua ingestão . Muitos óleos são contraindicados e altamente tóxicos.Antes de adquirir um produto, é bom conhecer os termos utilizados para saber o que comprar e qual a melhor forma de uso:

Atar  - óleos aromáticos geralmente  extraídos de matéria-prima natural, em destilação sobre uma base de sândalo e  envelhecidos de 1 à 10 anos.Extremamente concentrados constituem a forma usual de perfumaria no Oriente Médio, Índia e Paquistão.As matérias primas como flores e plantas aromáticas são dispostas  em recipiente contendo água quente. E o vapor transitará em canos destilando uma parte do óleo ;  posteriormente  este  será acrescentado ao óleo  de sândalo. Atualmente, devido à escassez e ao preço alto do sândalo, existe a opção dos atares serem feitos com óleos fixos e apenas 5% de sândalo como base. Há atares indianos e árabes. No caso dos árabes, o uso de sintéticos pode ser normal no produto. Estes são bases para perfumes e sem indicações terapêuticas. portanto, podem ser ingeridos.

Concreto - Além do Óleo essencial, produzido pela destilação das flores, também se obtém o Concreto, uma massa sólida que se parece com uma cera. 

Absoluto -  o óleo resultado da extração ou lavagem do Concreto (cera),   com algum tipo de solvente. 
Pode ser preparado dissolvendo-se o concreto em álcool absoluto, e separada a parte sólida (ceras, gorduras) da líquida. Uma vez evaporado o álcool, restam só os princípios aromáticos da planta e alguns pigmentos. Um concreto de Jasmim tem cerca de 41% de óleo essencial que é separado e isolado desta forma dando origem ao absoluto de jasmim. Antigamente os absolutos e concretos vinham com restos de solvente, mas a tecnologia de extração com solventes evoluiu muito e praticamente não temos resíduos no produto final.

Podem se fazer uso do óleo  para uso culinário, perfumaria e emprego farmacêutico como fitoterápico ou mesmo como Óleo Essencial, em blends/sinergias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário