quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Alimentar-se, estar presente.

Reverência, presença, integração. Três palavras, um elo. Fazemos reverência ao que amamos, sentimos que estamos "presentes" quando damos importância àquele momento, aquela vivência. Integramo-nos com algo que nos toca fundo, que nos indica que aquele momento é especial.
Experimente hoje, um pequeno silêncio (de um minuto), mas consciente. Tome seu copo de água, sem apenas engoli-lo, sinta o gosto da água matando sua sede. Ouça os sons à sua volta. Vá escovar os dentes, sem pressa, perceba a riqueza deste momento, único, seu.
Prepare algo gostoso: um legume cozido, ou um prato simples, mas muito apreciado:  um mingau, um bolo, para você. Seja especial, faça reverência ao Divino que a tudo permeia, a esta sensação de que pertence ao Todo, e que está integrado.
A Acupuntura, a massagem indiana, a Yoga promovem estes momentos, mais e mais fazemos, e vamos percebendo as mudanças, as transformações, as vivências, antes simples, despercebidas, agora, edificantes, reconfortantes, especiais.
Faça silêncio durante seu  almoço, preste atenção ao comer, ao sentir o sabor, o aroma de cada alimento, dos cereais, da fruta . O Alimento doa para você, sua vida, sua energia, suas pequenas moléculas, transformadas em sangue, células, saúde, minerais, vitaminas, propriedades terapêuticas. Reverencie esta união.
Não faça todos os dias iguais, todas as refeições apressadas. O tempo/ a vida não passa tão rápido, nós é que dispersamos boa parte dele correndo, muito, sem saber porque. E o alimento passa despercebido.
Após alguns anos os médicos nos dizem: coma mais devagar, caminhe, descanse... E ouvimos estas palavras como uma sentença final. Na  verdade é um convite: saboreie a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário