sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma pausa
Vários textos convidam-nos a refletir sobre a importância da pausa. Muitas vezes não queremos pausa nenhuma. Queremos agitação, muitas tarefas, uma lista enorme de coisas para fazer, listar tudo o que não é feito no dia a dia, para nos cobrarmos do que não fizemos.
E quando vem um dia para a pausa, ficamos aflitos: o que fazer com o tempo livre? Para que tantos dias de férias? Porque algumas pessoas querem ficar totalmente paradas? O mundo todo correndo, indo depressa e eu aqui sem fazer nada?
O tempo é quem revela o que é necessário. Quando você não o escuta, o teu corpo cobra: temos dores infinitas, doenças, tristezas e a desconfiança de que precisamos: descansar.
Várias pausas ao longo do ano ou mesmo poucas pausas ao longo de um dia. Um pouco de tempo para sentir o que realmente está incomodando.Ás vezes apenas um alongamento é o suficiente, uma xícara de chá, uma água (que pode ser de côco - hum! que delícia), uma respiração profunda.
Uma vez fiz uma pausa em minha vida para participar de um Workshop. Estava em um momento difícil, tinha de aprender algumas tarefas do mundo dos adultos e claro, achava que não queria passar por aquelas provas. Claro que não foi fácil. Mas eu me abri para aquele momento. Enfrentei os meus medos. E no Curso, além de tudo de lindo que aconteceu, nos ensinaram a fazer os ásanas mais inspirados que fiz na vida e uma Meditação linda (não pratico muito mas, quando lembro fico emocionada e volto a fazê-la!).
Ouvir a música já transporta o meu coração para aqueles dias.
Tente fazer, escreva sobre as sensações e se tiver outras sugestões de Meditação, envie.
No Video tem umas pausas que na música do Karunesh (CD etc.) são representadas por um sino suave, que é quando se deve mudar de posição. É uma Meditação ativa, boa para quem não consegue ficar parado, mas que precisa ser feita com o "Coração", a atenção voltada para o ato, o corpo no fluir da respiração.
Não é preciso ter prática, só boa vontade. Na 2a. ou 3a, vez que a fizer, vai notar o quanto é bom realizá-la!
Faça em um local tranquilo, inicie por três inspirações profundas  e se entregue ao momento. Não se sinta esquisito, deixe a mente e o corpo fluírem.

Heart Chakra Meditation Karunesh

Nenhum comentário:

Postar um comentário