quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Acupuntura e textos sobre Cancer

Na procura dos diversos usos e restrições da Acupuntura em partos, crianças, e portadores de doenças mais intensas, como o Câncer, li alguns materiais e concluo que há necessidade de mais estudos com profundidade e  dados atualizados sobre a  utilização da Acupuntura em pacientes com diagnóstico de câncer. Embora tenhamos um material farto é muito importante termos respaldo em materiais bem traduzidos.
Em geral os textos falam da procura desta terapia nos períodos de dor (pós tratamentos médicos e remissão da doença  ou mesmo em sintomas como os enjôos que ocorrem no tratamento quimioterápico). Mas os profissionais em geral não recomendam a prática durante o período da doença. Dizem que as células malignas se espalham.
Mesmo assim, alguns pacientes fazem uso desta técnica, que acalma, tranquiliza, traz conforto, conexão com a parte sadia das células de seu corpo.
Uma das técnicas possiveis de serem usadas,  seria a Moxa, responsável por tonificar o organismo como um todo. Mas o cheiro poderia incomodar  pacientes com problemas pulmonares, respiratórios, cabe aí uma boa avaliação do benefício.
Há outras alternativas, voltarei a escrever sobre elas. Mas aceito, de bom coração, sugestão de textos que possam auxiliar na compreensão da doença como um todo e também das diversas opiniões sobre a utilização ou não da Acupuntura neste período.

A maior parte de textos completos e com estatística são em língua estrangeira, mas vale a pena ler.

http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGLL_pt-BRBR370BR371&q=cancer+e+acupuntura+pdf

Remendação de Acupuntura em pacientes com cancer:

http://www.einstein.br/espaco-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/acupuntura-reduz-impacto-de-tratamento-contra-cancer.aspx
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=48&id=214&menu=2
http://www.youtube.com/watch?v=RAregNqEfy8
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/27/1912-acupuntura-e-cancer-de-mama
http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/cam/acupuncture/patient/Page2#Section_53
http://cancerhelp.cancerresearchuk.org/about-cancer/treatment/complementary-alternative/therapies/acupuncture#use

Nenhum comentário:

Postar um comentário